Cotemig: Sua revolução começa aqui

Menu

A prática da leitura, dentre inúmeros benefícios, aprimora o vocabulário dinamizando o raciocínio e a interpretação de texto. Porém, com o avanço das tecnologias do mundo contemporâneo, cada vez menos os jovens se veem interessados pela leitura. 

Objetivando incentivar e cultivar o hábito de ler, o Prof. Gabriel Carrara, da disciplina de Língua Portuguesa, desenvolveu, juntamente com os alunos da 1ª série do Colégio COTEMIG, o Laboratório de Texto, uma experiência similar a um Clube do Livro. 

Por meio do projeto, o professor espera ampliar o conhecimento de mundo dos estudantes e fazer com que eles tenham contato com temas diversos, promovendo uma troca de experiências literárias e estimulando a leitura junto com a produção de texto — prática essencial para todos que vão prestar o Enem. “A proposta é pensar em textos e livros que o aluno tenha prazer, fazendo com que aquilo se torne um hábito e não uma obrigação”, afirma Gabriel. 

Os encontros acontecem virtualmente a cada 15 dias e a ideia é sempre mesclar clássicos da literatura com outros livros que os alunos já estão acostumados a ler. “O Papel de Parede Amarelo”, de Charlotte Perkins Gilman, “O Homem de Giz”, de C. J. Tudor, e “Sonho de Uma Noite de Verão”, de Shakespeare, são alguns dos livros já trabalhados. 

A proposta, que foi construída colaborativamente com os próprios alunos, está se expandindo e os envolvidos estão gostando tanto da ideia que convidam amigos de outras séries para participar. “Durante os encontros, temos uma troca e discussão sobre os livros lidos. Dessa maneira, podemos expressar o nosso ponto de vista e saber o ponto de vista do outro, enriquecendo a minha leitura e contribuindo de maneira positiva para o meu desenvolvimento”, afirma Thiago Penna Cateb, aluno da 1ª série do COTEMIG Floresta.  

Já para Isabela Ferreira Florêncio de Abreu, aluna do COTEMIG Barroca, o Laboratório de Texto está resgatando uma prática que ela sempre teve, mas por conta da pandemia havia deixado de lado. “O Clube do Livro me fez retomar o hábito da leitura. Eu não tenho palavras para descrever o quanto está sendo incrível”, comemorou.

Para os próximos encontros, títulos como “Metamorfose”, de Franz Kafka, e alguns contos de  H. P. Lovecraft serão abordados e alunos de todas as séries e das duas unidades COTEMIG podem participar. 

Compartilhe:

Usamos cookies para personalizar, coletar dados e melhorar sua experiência em nosso site. Ao continuar navegando, entendemos que você está ciente e concorda com o nosso Aviso de Proteção de Dados.